Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Histórias da guerra
poemas e ensaios



Poesia, Poesia norte-americana, Literatura norte-americana


Sinopse

Charles Berstein chega, enfim, ao Brasil. Bernstein - poeta inventivo, excepcional crítico literário líder do movimento L=A=N=G=U=A=G= =E poetry, lançado por ele e Bruce Andrews, em 1978, em Nova York. Seu The Sophist (1987) é considerado um dos principais livros de poesia norte-americana da segunda metade do século XX. Em Histórias da guerra, flagra-se seu começo (Parsing, The sphist) e seu agora, de With strings (2001) e, sobretudo, Gilry man (2006).
A poesia de Bernstein acaba por ser vítima, aqui, da resistência ideológica que há contra os "ianques", embora, por ser inovadora, acrescente e abra perspectivas para a poesia brasileira contemporânea.
É, na expressão de Anne Mack, a poesia do "desacordo" ou "poesia que desponta o leitor ao afastar-se do tradicional equilíbrio entre opostos e qualidades".
João Cabral de Melo Neto dizia que Joan Miró não pintava quadros, mas pintava e ponto, e que, ao privilegiar a linha e o traço, rompia com o "equilíbrio renascentista" da representação, que levava outros pintores à tela com composições prontas. Cabral definia a pintura de Miró como "constante dinâmica", sem aspiração de tornar-se gramática - o que vale para a poesia de Bernstein, igualmente.

Metadado adicionado por Martins Fontes - selo Martins em 16/08/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 16/08/2018
Última alteração: 16/08/2018

Autores e Biografia

Bernstein, Charles (Autor), Zanini, Maria do Carmo (Coordenador), Bonvicino, Régis (Tradutor), Bonvicino, Régis (Prefácio)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.