Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Sofrimento e clausura no Brasil contemporâneo
Estudos críticos sobre fundamentos e alternativas às penas e medidas de segurança



Carvalho, Salo De (Autor), Weigert, Mariana De Assis Brasil E (Autor)

Punição, Pena (Direito), Criminologia


Sinopse

“O encarceramento massivo e a manicomização dos vulneráveis são alguns dos sintomas que caracterizam um modelo de sociedade regido pela lógica punitivista. Mas o punitivismo não é apenas uma consequência trágica de opções político-criminais ingênuas ou equivocadas que apostam na clausura como mecanismo eficaz de prevenção do delito (…).
As práticas de encarceramento foram convertidas em “credo punitivista” no capitalismo financeiro-predatório. A racionalidade punitivista ultrapassa os muros das instituições totais e o campo jurídico-penal e criminológico e se instala na própria sociedade. O crime e o controle do crime transformam-se em commodities (econômicas e políticas) que reguladoras das ações políticas (…).
O punitivismo passa a operar no âmbito da formação ideológica, pois cria visões de mundo nas quais a eliminação ou o enclausuramento dos indesejáveis são percebidas como as únicas formas de resolução dos conflitos (…).
O fio condutor do livro é a crítica aos fundamentos e às alternativas às formas de enclausuramento no Brasil contemporâneo, sendo duas problematizações constantes: a insustentabilidade dos discursos de justificação e a falácia das alternativas.
O foco é nas penas e nas medidas de segurança, nas prisões e nos manicômios, sobretudo porque, no discurso da Ilustração que estabelece os mitos fundantes do Direito Penal moderno, são os institutos e as ...

Metadado adicionado por Empório do Direito em 14/10/2016

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 14/10/2016
Última alteração: 14/10/2016

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.