Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Como eles são?
Concretizando a realidade silenciosa do analfabetismo no sul do Brasil



Raymundi, Angela Ferri (Autor), Hauschild, Carlos Arthur (Autor), Cerri, Claudia Alves (Autor), Damiani, Fernanda Eloísa (Autor), Boeir, Ilse Ana Vanzin (Autor), Silva, Juliano Tonezer Da (Autor), Godinho, Lisiane (Autor), Bordignon, Luciane Spanhol (Autor), Santos, Maria Lêda Lóss Dos (Autor), Silveira, Mariane Rocha (Autor), Barreto, Mônica Argenta Scalabrin (Autor), Quadros, Neli Bender De (Autor), Silva, Nery Luiz Auler Da (Autor), Oliveira, OséiasChiesa Baltermebs Santos De (Autor), Asta, Rosana Janete Dall’ (Autor), Moro, Selina Maria Dal (Autor), Longhi, Solange Maria (Autor), Daron, Vanderléia Laodete Pulga (Autor), Malaggi, Vitor (Autor), Sartori, Jerônimo (Autor), Longhi, Solange Maria (Organizador), Moro, Selina Maria Dal (Organizador)

Educação


Sinopse

Ser alfabetizado é condição imperiosa para a constituição da cidadania. No entanto, este estudo mostra que no Rio Grande do Sul, numa região, cenário de abundante riqueza e bem-estar social e de presença do Estado, via políticas educacionais, o analfabetismo persiste e se reproduz quantitativamente, de modo heterogêneo. Além disso, os dados evidenciam que sobre o total de analfabetos domiciliados nessa região, os maiores índices se concentram entre os grupos etários de 25 a 59 anos. Diante desta realidade, a questão que se põe relaciona-se às razões da persistência e reprodução desse problema, situação que continua presente como uma realidade silenciosa e silenciada, quase imperceptível também para o conjunto da nação. A Educação, direito subjetivo, inalienável do cidadão, em seu caráter sistemático, tem na alfabetização o processo de abertura à aventura de aprender que precisa descortinar-se a qualquer tempo da vida, especialmente, quando houve impedimentos das mais variadas ordens para esta ter ocorrido no momento adequado, ou seja, na idade apropriada, isto é, nos anos iniciais da vida, quando principia a escolarização. Entretanto enfatizamos que o momento adequado para o analfabeto inserir-se neste processo será sempre - aqui e agora.

Metadado adicionado por Editora do IFIBE em 14/03/2016

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 14/03/2016
Última alteração: 20/02/2017

Áreas do selo: ArtesEducaçãoHumanidadesLiteratura nacionalReligiãoSaúde, esporte e lazerTécnicos

O selo IFIBE abriga as publicações institucionais da IES IFIBE frente ao seu percurso já instituído nos últimos anos em suas mais diversas formas de publicações. Tem como critério e opção a publicação de obras relevantes no campo do conhecimento filosófico, contribuindo para sua maior disseminação. Neste sentido, para além de seu quadro de docentes, o selo IFIBE oportuniza a abertura para associação de outros pesquisadores interessados e parceiros.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.