Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A celebração do matrimônio na alta sociedade florentina do Quattrocento



Fallabrino, Maria Verónica Perez (Autor)

Casamento, História, Casamento da realeza, Itália


Sinopse

Por que um livro sobre o matrimônio na Florença do Quattrocento? Que interesse desperta ao conhecimento histórico a análise das práticas e costumes matrimoniais do passado?
O matrimônio envolve relações de gênero, de grupo e de parentesco, normas, costumes e rituais simbólicos e opera como uma ocasião para o gasto e o consumo (roupas, móveis, presentes, comida) – assuntos importantes para o conhecimento dos valores de uma sociedade –, analisar o modo como ele era pensado e celebrado em diferentes contextos do passado torna-se uma forma de apreciar não somente a diversidade, mas as mudanças e permanências de uma prática comum à maioria das culturas na história. O matrimônio não significa apenas uma união legítima entre duas pessoas, ele toca em assuntos que dizem respeito a temas culturais, sociais, políticos, econômicos e religiosos, mostrando-se, assim, um tema relevante à pesquisa dos historiadores.
No caso particular da Florença do Quattrocento, as ricas famílias viam no matrimônio dos filhos uma forma de afiançar as relações de poder na cidade, expandindo a influência social, política e econômica ao ligar o próprio nome ao de outra família de igual hierarquia. Por esse motivo, os casamentos eram estrategicamente planejados para servir aos propósitos do grupo familiar.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 02/04/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 02/04/2018
Última alteração: 29/05/2018

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.