Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Tradição jurídica e cultura brasileira
proteção ao patrimônio cultural: direito à religiosidade



Miranda-Costa, Ílder (Autor)

Religiosidade, Religião e direito, Brasil, cultura, História, patrimônio, tradição, direito


Sinopse

Neste livro, é discutido dois pontos de vista, duas verdades diferentes sobre Cultura Brasileira. O Ocidente é uma longa continuidade. Vindo da civilização heleno-cristã, seu percurso é, por um lado, a história da transcendência, por meio do discurso filosófico-teológico cristão; por outro, a conquista da liberdade, através da tradição jurídica clássica.
No entanto, o patrimônio cultural religioso ocidental esta ameaçado. Sob o manto da laicidade mal interpretada, pretende-se ferir as marcas da cultura cristã, atingindo a consciência do Estado democrático de Direito.
A partir dessas premissas, "Tradição Jurídica e Cultura Brasileira" ergue-se contra tais intenções, identificando um direito á religiosidade, desdobrados dos direitos culturais, entendidos como direitos fundamentais de terceira geração, e definido como trincheira do Estado diante da ameaça a valores, normas e signos religiosos, bens culturais imateriais e materiais referentes à memória e à identidade de seu povo.
A coleção Direito e Cultura alberga assim mais a publicação fundamental à compreensão do Direito como uma construção cultural, reconhecendo que a preservação das fontes das quais emergem o Direito e o Estado é tarefa essencial do tempo presente. Sem a tradição, perde-se a identidade. Sem o passado, perde-se o presente e obscurece-se o futuro.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 26/04/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 26/04/2018
Última alteração: 29/05/2018

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.