Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A história da caça de baleias no Brasil
De peixe real a iguaria japonesa



Baleias, pesca, caça submarina, indústria da pesca, pescados


Sinopse

Este é o primeiro livro a descrever de forma abrangente a história da caça de baleias no Brasil, começando com a atividade baleeira tradicional sob o monopólio da Coroa Portuguesa – o peixe real - e chegando até a introdução de navios modernos equipados com canhões-arpão no século XX. A história envolve a primeira caça de baleias por pescadores de Biscaia no Brasil colonial, as contribuições de baleeiros noruegueses, o polêmico estabelecimento de estações baleeiras administradas por japoneses no Rio de Janeiro e na Paraíba e os movimentos a favor da conservação que conduziram à proibição final da caça de baleias depois de 1985. O estudo incorpora muita pesquisa original baseada em fontes primárias escritas e em entrevistas feitas com pescadores que caçaram baleias e com seus patrões japoneses e brasileiros. Esta história, até agora pouco conhecida, é instrutiva e fascinante – as tentativas de inserir carne de baleia dentro da culinária brasileira e o estabelecimento de um parque temático baseado numa estação baleeira são apenas dois exemplos disso.

Metadado adicionado por Disal Editora em 06/09/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 06/09/2017
Última alteração: 06/09/2017

Autores e Biografia

Edmundson, William (Autor), Hart, Ian (Autor)

Áreas do selo: ArtesAutoajudaConcurso públicoEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literáriaTurismo

Fundada em 2003 por Francisco Canato, Renato Guazzelli e José Bantim Duarte, profissionais com longa experiência na área editorial, a Disal Editora já superou a marca de 350 títulos publicados. A Editora é hoje uma ativa participante do mercado editorial. A preocupação com a qualidade dos seus produtos, tanto no que se refere ao conteúdo, como ao aspecto físico, tem sido o princípio básico que orienta as atividades da Disal Editora, cuja linha editorial se concentra nos livros de idiomas e de interesse geral. No final de 2008 a Disal Editora ampliou a sua linha editorial graças a um acordo com a Editora Helbling, o que lhe possibilitou publicar 110 títulos de paradidáticos (readers) de Inglês até o momento. Os planos para o futuro apontam para uma ampliação cada vez maior da linha editorial sempre comprometida com a qualidade.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.