Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Religião
Ensaios



Religião, religião e sociologia, Deus, Misticismo


Sinopse

Georg Simmel (1858-1918) foi um pensador refinado que, dentre inúmeros temas, produziu fascinante reflexão sobre a experiência religiosa. Nasceu em Berlim, de uma família de origem judia. Seu pai converteu-se ao catolicismo, sua mãe ao protestantismo e ele foi batizado e se casou com protestante. Mas, no final da vida, Simmel assumiu publicamente suas raízes judias. Ele foi um daqueles pensadores totais que trabalhou em sociologia, filosofia, antropologia e psicologia.
Junto com Max Weber e Ferdinand Tönnies, Simmel fundou a Sociedade Alemã de Sociologia e esteve no centro da vida intelectual e artística da sociedade belinense. Seu pensamento está presente em vários dos principais intelectuais do século XX: foi acolhido na França antes da 1ª Guerra e recebido com entusiasmo pela Escola de Chicago. Mesmo tendo sito uma referência para Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda, ele ainda é pouco traduzido e conhecido no ambiente acadêmico brasileiro.
Suas idéias fazem uma síntese a partir de duas fontes principais: inicialmente o neokantismo e, mais adiante, o vitalismo. Segundo Waizbort (2000), Simmel elaborou a ciência do moderno e do relativo, procurando captar o movimento da vida, bem como as relações mais discretas entre indivíduos, articulando-as à sociedade.
Em tradução direta do alemão, a Editora Olho dÁgua reúne ensaios de Simmel.

Metadado adicionado por Editora Olho d'Água em 10/05/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 10/05/2017
Última alteração: 10/05/2017

Autores e Biografia

Simmel, Georg (Autor), Waizbort, Leopoldo (Prefácio)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.