Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Gêneros textuais
no ensino-aprendizagem e na formação do professor de línguas na perspectiva interacionista sociodiscursiva



Cristovão, Vera Lúcia Lopes (Autor), Anjos-Santos, Lucas Moreira dos (Organizador), Beato-Canato, Ana Paula Marques (Organizador), Camargo, Gladys Plens de Quevedo P. de (Organizador)

Linguística Aplicada em geral, epistemológico e ideológico, análises linguísticas


Sinopse

A contribuição de Vera Cristovão para a área de Linguística Aplicada em geral, e mais especialmente nos campos do Ensino de Línguas (materna e estrangeira) e da Formação de Professores, além de ter grande importância, tem sido um exercício epistemológico e ideológico. Epistemológico porque tem se caracterizado por uma ênfase nos conceitos de gêneros textuais e de transposição didática como uma demarcação teórica que funda todo um raciocínio acerca do que seja linguagem, ensinar e aprender ou mesmo ser professor de línguas. Os dois conceitos, de gêneros textuais e de transposição didática, atravessaram os anos 90, parametrizando documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e pautando as discussões em Linguística Aplicada, em seus três eixos formadores: as teorias e análises linguísticas, o ensino e a aprendizagem de línguas e os processos de formação de professores de línguas.
[...] Sua preocupação acerca das várias questões pertinentes à língua como prática social está sinalizada nas diferentes partes deste volume: o aporte teórico ofertado pela perspectiva da linguagem que toma os gêneros textuais como unidade de análise e ensino; a transposição didática e a sequência didática como tecnologias pedagógicas; e a função dos gêneros textuais no processo de formação de professores.

Metadado adicionado por Editora Mercado de Letras em 18/07/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/07/2018
Última alteração: 18/07/2018

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.