Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O homem e a montanha
Introdução ao estudo das influências da situação geográfica para a formação do espírito mineiro



Torres, João Camillo de Oliveira (Autor)

História, Historiografia


Sinopse

Integrante da coleção Historiografia de Minas Gerais, série Alfarrábios, este livro, publicado pela primeira vez na década de 1940, figura entre as mais significativas tentativas de interpretar Minas Gerais em chave ensaística. Vencedor do Prêmio Diogo de Vasconcelos da Academia Mineira de Letras, em 1943, o instigante ensaio de João Camillo de Oliveira Torres traz ao leitor uma análise sólida sobre a personalidade singular do povo mineiro. A íntima relação das montanhas com o homem de Minas Gerais é verificada pelo autor como a principal razão das características desse povo: silencioso, sóbrio e tradicionalista. O próprio título da obra indica a reciprocidade entre a sociedade e a natureza mineiras, cuja síntese é a formação cultural montanhesa e sedimentada do interior do Brasil. João Camillo nos mostra a história de uma cultura conservadora, que passou por diversas transformações socioeconômicas, mas que ainda mantém a face tradicional do mineiro e suas marcas originais.

Metadado adicionado por Grupo Autêntica em 26/09/2016

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 26/09/2016
Última alteração: 23/02/2017

Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / LeituraParadidáticos / ReferênciaSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literáriaTurismo

Autêntica conta com mais de 700 publicações em seu catálogo. Reconhecida por seu trabalho com o público acadêmico e por suas obras destinadas às áreas das Ciências Humanas, a editora foi crescendo com o passar dos anos e passou a publicar livros com temas mais abrangentes e diversificados, como literatura brasileira e estrangeira de qualidade, com nomes de peso como Maura Lopes Cançado, Ferreira Gullar e Virginia Woolf. O catálogo contempla também obras de Antropologia, Cultura Negra, Sociologia, Historiografia, Comunicação, Cinema e Teatro, Biblioteca Escolar, Linguística, Educação, entre outros. A editora assumiu o desafio de trazer para a língua portuguesa obras de Filosofia fundamentais para seus leitores. Exemplos dessa empreitada são a tradução bilíngue (latim-português) da Ética, de Spinoza, e o Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores, do argentino Edgardo Castro. Em 2011, criou a coleção Filô, contemplando autores clássicos e contemporâneos da Filosofia, que vão de Platão e Espinosa, a Walter Benjamin, Giorgio Agamben e Slavoj Žižek. Publicações importantes em áreas mais específicas da Educação, como Pedagogia/Formação de Professores, Filosofia da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Matemática, Ensino da Escrita e da Leitura, História da Educação, entre outras, integram o catálogo. Atualmente, a editora aposta em publicações de luxo, com capa dura e acabamento sofisticado, de nomes como James Joyce, Rubem Braga, Campos de Carvalho, Foucault e Thomas Moore. Além disso, é a responsável pela publicação de O Sumiço, tradução em língua portuguesa de La Disparition, romance de Georges Perec todo escrito sem a letra “e”.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.