Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

eBook

O trabalho didático na escola moderna
formas históricas



Alves, Gilberto Luiz (Autor), Bombardi, Érica (Editor), Souza, Ana Aparecida Arguelho (Revisor), Carvalho, Fernando Ramos (Revisor), Nascimento, Rodrigo (Revisor)

História, período colonial, escolas públicas


Sinopse

Nas comunidades primitivas, as crianças e os jovens aprendiam todas as atividades (coleta, caça, pesca, plantio etc.) ao seguir um adulto, que lhe serviria de modelo. Na Antiguidade, essa relação dava-se entre o mestre e seu discípulo — modelo educacional, que, inclusive, perdurou por muito tempo. As retomadas dos acontecimentos do passado são, portanto, essenciais para os professores da atualidade desenvolverem e saberem criticar sua(s) didática(s) em sala de aula. É por isso que Gilberto Luiz Alves escreveu o livro, lançado pela Editora Autores Associados, O trabalho didático na escola moderna.

A obra apresenta o passado do trabalho didático de modo aprofundado. Analisa os estudos dos gregos e romanos e seus respectivos interesses de estudo (os heróis e valores fundamentais da cultura grega e latina, expressas nas tão estudadas Ilíada, Odisséia e Eneida), a escolástica da época medieval, inclusive ilustrada pelos diálogos filosóficos de Santo Agostinho e Adeodato e das instigantes conversas entre Pepino, filho de Carlos Magno, e seu mestre Alcino (A: O que é que é e não é? / P: O nada / A: E como pode ser e não ser? / P: É enquanto palavra; não é enquanto realidade), o modelo escolar de Abelardo e do período renascentista em geral até chegar no que mais dá origem à nossa escola moderna: um ensino não mais voltado para uma única pessoa, mas para o coletivo.

Metadado adicionado por Autores Associados em 19/01/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 19/01/2018
Última alteração: 19/01/2018

Sumário

Prefácio
Introdução
1. As formas individual e coletiva da organização artesanal do trabalho didático
2. O ensino jesuítico, a organização do trabalho didático e a manufatura nascente
3. Comenius: chave teórica da escola moderna e da organização manufatureira do trabalho didático
4. Os condicionamentos políticos da seleção dos conteúdos didáticos: as operações ideológicas do Humanismo, da Reforma, da Contra-reforma e do Iluminismo
5. O ensino mútuo e a organização do trabalho didático
Considerações finais
Bibliografia



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.