Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O argumento de Habermas sobre a dedução transcendental



Durão, Aylton Barbieri (Autor)

dedução transcendental, Kant, conhecimento, Habermas, metafísica


Sinopse

A reconstrução habermasiana da filosofia transcendental flagrou a necessidade da dedução transcendental em Kant por causa do duplo sentido do conceito de a priori. Para uma filosofia que deseja superar o objetualismo, mostrando as condições subjetivas do conhecimento, não é mais possível a dependência das condições da verdade das proposições em relação às condições dos objetos da experiência. A proposição não pode descrever sem mediações os objetos. A metafísica pré-kantiana incorreu neste equívoco, mas o positivismo depois de Kant também. É por isso que Habermas afirma que o positivismo recuou para aquém de Kant do ponto de vista teórico. Portanto, as condições que tornam possíveis os objetos da experiência não podem ser imediatamente idênticas às condições que tornam válidos os enunciados sobre os objetos da experiência possível, ou o a priori da objetividade não é idêntico, sem mediações, ao a priori da argumentação.

Metadado adicionado por Insular em 16/02/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 16/02/2018
Última alteração: 16/02/2018

Áreas do selo: ArtesEducaçãoHumanidadesIdiomas e referênciaLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligiãoReligião / EspiritismoTécnicosTeoria e crítica literária

A Editora Insular vem desde 1994 atendendo com qualidade e personalidade: leitores, livrarias e escritores, oferecendo serviços de edição, venda e distribuição de literatura em geral.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.