Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A sombra do objeto
Psicanálise do conhecido não pensado



Bollas, Christopher (Autor)

Psicanálise, Relações objetais, transferências, contratransferências


Sinopse

"Membro do Grupo Independente da Sociedade Psicanalítica Britânica, Christopher Bollas é realmente um pensador independente. Encontrou seu caminho próprio entre as escolas de psicanálise contemporânea, não como um seguidor, mas como um viajante solitário, que percorre os Estados Unidos, a Inglaterra e a França, principalmente. Não que ele tenha negado reconhecimento a alguns de seus antecessores como Winnicott, Marion Milner e outros. Ele aprendeu com eles, acima de tudo, que a psicanálise é uma experiência que não pode seguir um estilo que pertence à uma experiência mecânica. O título deste livro, emprestado de Freud, marca sua preferência pela linguagem metafórica. Seu pensamento se alimenta não só do que seus pacientes o ensinaram, mas também do que os gigantes da literatura universal escreveram. Seu estilo têm as marcas de sua formação fora da psicanálise, pois ele jamais esquece que o paciente não é, como Winnicott disse certa vez, um poema ou um romance, mas uma pessoa que se alegra e que sofre e com quem é essencial se relacionar." André Green
O paradoxo essencial do homem repousa em duas realidades. O homem é seu próprio sujeito e objeto. E o homem é o criador de sua perda. A sombra da perda tem assombrado a imaginação da humanidade e dos escritores, de Ésquilo a Samuel Beckett. Freud deu à perda uma etiologia e uma perspectiva diferentes.

Metadado adicionado por Editora Escuta em 12/09/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 12/09/2017
Última alteração: 02/03/2018

Áreas do selo: ArtesEducaçãoHumanidadesSaúde, esporte e lazerTécnicos

A Editora Escuta foi fundada em 1986 com o objetivo de apresentar ao público brasileiro os textos mais importantes em psicanálise, tanto de renomados autores estrangeiros quanto nacionais. Assim seu catálogo reúne, entre outros de igual relevância, Piera Aulagnier, Pierre Fédida, Christopher Bollas, Renato Mezan, Contardo Calligaris, Maurice Blanchot, Claude Le Guen, Charles Melman, Joel Birman, Paulina S. Rocha, Jurandir Freire Costa, Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Luis Claudio Figueiredo, Zeferino Rocha, Donald Meltzer, Maria Cristina Kupfer, Manoel Tosta Berlinck, Radmila Zygouris, Arthur Tatossian... Durante as décadas de 1980 e 1990, juntamente com a Livraria Pulsional, sua co-irmã, promoveu a vinda ao Brasil de Pierre Fédida, Christopher Bollas, Radmila Zygouris, Piera Aulagnier para conferências, seminários clínicos e seminários teóricos. Atualmente, além de sua solidez na área psicanalítica, investe também em textos primorosos em filosofia, psicopatologia, fenomenologia, psiquiatria e outras áreas do saber humano.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.