Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Universidade e governo
professores da Unicamp no período FHC



Teixeira, Mônica (Organizador), Faria, Vilmar E. (Coordenador), Pacheco, Carlos Américo (Coordenador), Negri, Barjas (Coordenador), Castro, Maria Helena (Coordenador), Souza, Paulo Renato (Coordenador), Serra, José (Coordenador), Cardoso, Fernando Henrique (Prefácio)

Educação e Estado Brasil, professores atividade política, Universidade estadual de Campinas, FHC


Sinopse

Este livro reúne entrevistas e textos de professores ou ex-professores da Universidade Estadual de Campinas que participaram do governo Fernando Henrique Cardoso, na qualidade de ministros ou secretários executivos de Ministérios. A idéia de organizá-lo nasceu da constatação de uma peculiaridade: não apenas os quadros ligados à Unicamp ocuparam cargos expressivos no período 1995-2002, como se concentraram na chamada área social da administração. O que se pediu a eles, durante as conversas, foi uma reflexão sobre a ação no governo que levasse em conta a condição universitária e o treinamento na atividade da pesquisa e no debate de idéias próprias de quem vem do mundo acadêmico. O conjunto das entrevistas - ao qual se acrescentou um artigo, inédito em português, do sociólogo Vilmar Faria, falecido em 2001 - constitui, talvez o primeiro documento de avaliação sobre as transformações do Brasil no período. Pode-se cotejar, acompanhando as reflexões apresentadas, as intenções contidas na visão técnica e as limitações impostas pela prática do possível, que é típica da ação dos governos; a exigência de inovar - solicitada pelo desafio de avançar rumo a um país mais desenvolvido - confrontada com a realidade da política. Essas tensões e essa articulação são novas para a Universidade brasileira. No entanto, no debate sobre o lugar e o papel das universidades - em especial das públicas .

Metadado adicionado por Editora Escuta em 08/11/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 08/11/2017
Última alteração: 02/03/2018

Áreas do selo: ArtesEducaçãoHumanidadesSaúde, esporte e lazerTécnicos

A Editora Escuta foi fundada em 1986 com o objetivo de apresentar ao público brasileiro os textos mais importantes em psicanálise, tanto de renomados autores estrangeiros quanto nacionais. Assim seu catálogo reúne, entre outros de igual relevância, Piera Aulagnier, Pierre Fédida, Christopher Bollas, Renato Mezan, Contardo Calligaris, Maurice Blanchot, Claude Le Guen, Charles Melman, Joel Birman, Paulina S. Rocha, Jurandir Freire Costa, Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Luis Claudio Figueiredo, Zeferino Rocha, Donald Meltzer, Maria Cristina Kupfer, Manoel Tosta Berlinck, Radmila Zygouris, Arthur Tatossian... Durante as décadas de 1980 e 1990, juntamente com a Livraria Pulsional, sua co-irmã, promoveu a vinda ao Brasil de Pierre Fédida, Christopher Bollas, Radmila Zygouris, Piera Aulagnier para conferências, seminários clínicos e seminários teóricos. Atualmente, além de sua solidez na área psicanalítica, investe também em textos primorosos em filosofia, psicopatologia, fenomenologia, psiquiatria e outras áreas do saber humano.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.