Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

1968
Paris, Rio



Barbey, Bruno (Autor), Moraes, Pedro de (Autor), Paranaguá, Paulo Antonio (Autor), Impellizieri, Ana Cecilia (Coordenador), Rodrigues, Cristianne (Coordenador)

Fotografia, História, política


Sinopse

Em 1968, Bruno Barbey e Pedro de Moraes, então jovens fotógrafos, vão às ruas captar o furor de manifestações que adquiriam ares de guerra civil. Naquele ano, uma convulsão global colocava no centro da cena estudantes e trabalhadores em luta pela liberdade e por direitos. Mas Bruno e Pedro atuavam em contextos bem diferentes: de um lado estava uma velha república, com uma democracia solidamente conquistada ao longo dos séculos e que via a insurgência da juventude como resposta a uma tradição conservadora; de outro, um país em plena ditadura militar, instalada quatro anos antes numa frágil nação republicana do então chamado Terceiro Mundo, onde estudantes travavam uma guerra contra o regime, suas políticas antidemocráticas e violentas, às vésperas do período mais dramático da repressão Se as diferenças entre Paris e Rio em 1968 já eram conhecidas, as semelhanças entre as lutas se revelam neste livro a partir do diálogo entre os dois fotógrafos. As imagens, colocadas lado a lado 50 anos depois, destacam o protagonismo da juventude, irmanando os líderes estudantis Daniel Cohn-Bendit e Vladimir Palmeira; aproximam os campos de batalha do Quartier Latin e da Cinelândia; fazem com que o gás lacrimogêneo lançado pela polícia atravesse o boulevard Saint-Germain e a avenida Rio Branco.

Metadado adicionado por IVO CAMARGO - Soluções Comerciais No Mercado Editorial em 04/05/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/05/2018
Última alteração: 13/05/2019
Última alteração de preço: 13/05/2019

Áreas do selo: ArtesEducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalTeoria e crítica literáriaTurismo

Bazar do Tempo é uma casa editorial dedicada a livros e projetos ligados às áreas de fotografia, arquitetura, música, poesia, história, ensaio, literatura infantojuvenil e memória cultural. Criada em 2015 e dirigida por Ana Cecilia Impellizieri Martins, ex-sócia e diretora editorial da Casa da Palavra e Edições de Janeiro, a editora converge em suas parcerias profissionais que compartilham o desejo de produzir livros e projetos de relevância cultural e social. Com isso, a Bazar do Tempo afirma seu objetivo de valorizar o patrimônio artístico e a memória cultural do Brasil e conectar o país com outras culturas, nos campos das letras e das imagens. Além de livros impressos, a Bazar do Tempo também está dedicada a projetos especiais de fôlego, incluindo sites, livros em plataforma digitais, exposições, projetos de incentivo à leitura e produções audiovisuais. Com dedicação e confiança, a Bazar do Tempo espera que seu catálogo possa atravessar os tempos, como valioso legado cultural.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.