Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

HIV/Aids e o controle social



Both, Valdevir (Coordenador), Censi, Kenia (Coordenador), Schneider, Alessandra (Coordenador), Peralta, Jorge A. Gimenez (Coordenador), Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP) (Instituição), Bierhals, Leandro (Ilustrador)

Aids, HIV, políticas públicas de saúde, SUS, controle social


Sinopse

Esta cartilha é parte do projeto “DST/AIDS e Controle Social” executado pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular – CEAP com apoio da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Através do projeto, foram realizados um curso de formação de duas etapas, em duas regiões do Estado, e um seminário. Este material educativo reflete e sistematiza o processo formativo realizado com mais de 60 participantes e especialmente é fruto da multiplicação que todos e todas realizaram como parte final da formação, e que foram apresentados no Seminário.
O nosso objetivo, ao publicar esta cartilha, é qualificar e fortalecer a atuação das lideranças e organizações que atuam no tema do HIV/AIDS, assim como também contribuir com o fortalecimento do controle social no SUS.
Contemplando as temáticas refletidas no projeto, o texto aborda a política pública de Saúde no Brasil, a política brasileira de enfrentamento da epidemia da Aids, as principais conquistas dessa política e as últimas mudanças mais importantes, além de alguns desafios colocados às lideranças e organizações que têm o HIV/AIDS como pauta de luta social.
Espera-se que o material sirva de subsídio para qualificar a atuação social das lideranças e organizações que atuam no tema do HIV/AIDS. Desejamos a todos e todas uma boa leitura.

Metadado adicionado em 14/08/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 14/08/2017
Última alteração: 14/08/2017

Sumário

Apresentação;
1. A política pública da saúde no Brasil;
1.1. Constituinte de 1988 e o sistema de saúde;
2. A resposta brasileira à epidemia da aids e o sus;
2.1 O papel das organizações da sociedade civil no enfrentamento da epidemia;
2.2 Desafios atuais da resposta à epidemia da aids no brasil;
3. Mudanças na estratégia de enfrentamento da aids;
3.1. A estratégia 90, 90, 90;
3.2 A incorporação do tratamento na atenção básica;
3.3. Prevenção combinada;
4. Controle social e a aids;
4.1. Conselhos de saúde e a política da aids;
4.2. Comissão dst/aids;
4.3. Conferências de saúde e a política da aids;
4.4. O orçamento da saúde e a aids;
4.5. Fóruns populares e a aids;
4.6. Educação popular, controle social e aids;
Considerações finais.



Áreas do selo: ArtesEducaçãoHumanidadesLiteratura nacionalReligiãoSaúde, esporte e lazerTécnicos

O selo IFIBE abriga as publicações institucionais da IES IFIBE frente ao seu percurso já instituído nos últimos anos em suas mais diversas formas de publicações. Tem como critério e opção a publicação de obras relevantes no campo do conhecimento filosófico, contribuindo para sua maior disseminação. Neste sentido, para além de seu quadro de docentes, o selo IFIBE oportuniza a abertura para associação de outros pesquisadores interessados e parceiros.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.