Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Geografia agrária em debate
das lutas históricas às práticas agroecológicas



Michalski, Amanda (Autor), Assis, André Tomé de (Autor), Novaes, Fabiana (Autor), Conceição, Francilene Sales da (Autor), Sturza, José Adolfo Iriam (Autor), Lourenço, Luciano (Autor), Lima, Luís Augusto Pereira (Autor), Garavello, Maria Elisa de Paula Eduardo (Autor), Nóbrega, Mariana Leal Conceição (Autor), Navas, Rafael (Autor), Costa, Reinaldo Corrêa (Autor), Sousa, Renata Priscila Benevides de (Autor), Silva, Ricardo Gilson da Costa (Autor), Schwade, Tiago Maiká Müller (Autor), Michalski, Amanda (Autor), Ferreira, Gustavo Henrique Cepolini (Organizador)

Geografia Agrária, Geografia


Sinopse

A coletânea Geografia Agrária em debate: das lutas históricas às práticas agroecológicas aborda as distintas dimensões do rural brasileiro. As análises teóricas e empíricas sobre as dinâmicas econômicas e socioambientais contidas nos onze textos contribuem, sobremaneira, para o entendimento da problemática agrária contemporânea e nos apontam caminhos para pensarmos em modelos alternativos que evidenciem a diversidade dos espaços rurais, e que não fiquem presos apenas àqueles controlados pelos grupos hegemônicos, que nos impõem uma única forma de conceber os processos de produção e de relação com a natureza. (Vicente Eudes Lemos Alves)

Metadado adicionado por Paco Editorial em 27/06/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 27/06/2018
Última alteração: 27/06/2018

Sumário

1. Geografia Agrária: Conflitos pelo uso da água no Brasil, Portugal e Espanha; 2. Geografia do trabalho escravo: uma leitura dos conflitos no campo e cidades brasileiras; 3. O duplo caráter da desapropriação: a transformação da luta pela terra em negócio capitalista; 4. Desencontros na fronteira: choque entre concepções e modos de vida em face do “desenvolvimento” no campo; 5. Indigenato e Campesinato; 6. O Genocídio e Formação da Propriedade no Amazonas; 7. De nômade a sedentário: a mudança na agricultura Xavante; 8. Geografia das dinâmicas territoriais agrárias de Rondônia; 9. Agroecologia: de um campo científico a uma pratica anti-hegemônica; 10. A transição agroecológica e a produção orgânica no Mato Grosso do Sul a partir da Associação dos Produtores Orgânicos do Mato Grosso do Sul – Apoms; Territorialidade camponesa e agroecológica: uma aproximação com a experiência dos camponeses organizados no polo sindical da Borborema – Paraíba.



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.