Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Educação como espaço de direito
Formação, docência e discência



Rolim, Carmem Lucia Artioli (Organizador), Martins, Denise Aquino Alves (Organizador), Carrijo, Menissa Cícera F. O. Bessa (Organizador)

Formação de Professores, Educação hospitalar, Direito à Educação


Sinopse

O presente livro apresenta discussões de renomados pesquisadores da América Latina, reunidos por questionamentos entorno da efetivação dos direitos educacionais.
Questões que perpassam o sistema educacional, o papel dos direitos humanos, em especial na educação infantil, na educação hospitalar e na formação de professores, de forma a revelar campos de leitura, ainda invisíveis, sobre as diferentes nuances que constituem práticas políticas e pedagógicas desenvolvidas por uma sociedade que intenta a consolidação de sua democracia.
No delinear do processo, cada estudo revela, de modo original, olhares e saberes constituídos nas tessituras de único eixo, ou seja, pensam a educação como espaço no qual os direitos humanos se sobressaem como necessidades vitais de uma sociedade que preza pela construção e desenvolvimento de sua cidadania. Situações que dizem do próprio processo educacional, como também de subjetividades intrínsecas presentes nas relações professor/aluno e sistema educacional/sociedade, e de movimentos que desafiam o leitor a questionar a educação como “espaço de direito”!

Metadado adicionado por Paco Editorial em 24/08/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 24/08/2017
Última alteração: 24/08/2017

Sumário

Capítulo 1: A formação de professores em direitos humanos: o debate necessário na construção de uma proposta pedagógica democrática; Capítulo 2: O Plano Nacional de Educação (2014-2024) no contexto das políticas públicas para a educação infantil: o direito, a oferta e os entes federados; Capítulo 3: Aulas hospitalarias y atención domiciliaria em latino américa; Capítulo 4: Educação hospitalar: espaço de direitos; Capítulo 5: Das redes que se fazem teias: a categoria experiência; Capítulo 6: Resiliências de ser professor(a) da educação infantil: formação, estágio e identidade; Capítulo 7: Educação matemática e a especificidade visual: vivências e enfrentamentos; Capítulo 8: Lacunas do sistema educacional entre a formação professoral e a atuação profissional na amostra dos professores no Tocantins do programa PARFOR ; Capítulo 9: A experiência da constituição da docência na região sudoeste do Paraná (1950-1990); Capítulo 10: Um a abordagem filosófica da condição do educador na EaD; Capítulo 11: Identidade e desenvolvimento profissional: o coordenador pedagógico em questão.



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.