Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Estudos interdisciplinares em história da arte
O borboletear do método



Pereira, Clara Abrahão L. (Organizador), Duarte, Denise Ap. Sousa (Organizador), Castro, Gabriela (Organizador), Pinto, Gislaine Gonçalves D. (Organizador), Silva, Kellen Cristina (Organizador), Parreira, Luiza Rabelo (Organizador), Augusto, Marcus Ítalo C. (Organizador), Lage, Mônica Maria L. (Organizador), Rodrigues, Weslley Fernandes (Organizador)

História da Arte, Estudos Interdisciplinares, História da Arte


Sinopse

Todos os textos que compõem o primeiro livro do Ninfa_UFMG espelham o interesse que motivou a criação do grupo, isto é, problematizar a imagem como objeto de análise a partir das mais diversificadas abordagens teórico-metodológicas. Os capítulos focalizam diferentes qualidades de imagens que abarcam um período que vai do século XVIII ao XX. O leitor poderá decifrar as representações imagéticas da mineração nas Minas do Século XVIII e XIX; nesse mesmo período e região, poderá visitar os ex-votos e perceber o processo de confecção desses pequenos quadros pintados; ainda em Minas, poderá adentrar os espaços domésticos e observar a presença das imagens religiosas nesses ambientes; analisar o frontão da matriz de N. S. do Pilar de São João Del-Rei ou a Catedral Sé de Mariana; já no final do século XIX e primeira metade do XX, vai se deparar com a presença do niilismo nietzschiano nos autorretratos de Edvard Munch e ainda participar da discussão sobre o caráter estético-estilístico do “expressionismo alemão” no cinema. No conjunto, este livro é um estímulo ao leitor para mergulhar nos diferentes mundos desdobrados pelas imagens.

Metadado adicionado por Paco Editorial em 13/07/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 13/07/2017
Última alteração: 13/07/2017

Sumário

1. A devoção particular e a presença das imagens no espaço doméstico; 2. O niilismo nietzschiano nos autorretratos de Edvard Munch; 3. Estudo iconográfico do frontão da matriz de N. S. do Pilar de São João Del-Rei: o Cordeiro; 4. Catedral Sé de Mariana – história, arquitetura e as pontuais intervenções do mestre construtor José Pereira Arouca; 5. Confecção do quadro votivo nas Minas (séc. XVIII e XIX); 6. O expressionismo alemão como estética dionisíaca: luzes e sombras nas telas da República de Weimar; 7. A mineração nas minas gerais do século xviii e xix: uma breve pesquisa iconográfica.



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.