Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Educação popular em debate



Machado, Rita de Cássia Fraga (Organizador), Castro, Amanda Motta (Organizador)

Educação Popular, Educação, ensino


Sinopse

Este livro é resultado do I Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire: Educação Popular em Debate, realizado em Manaus no mês de abril de 2016. Com financiamento da CAPES e UEA, o fórum deu continuidade ao trabalho de várias instituições de ensino superior no Brasil, tendo a obra de Paulo Freire como fonte inspiradora. Desde a sua criação em 1999, os fóruns buscam articular os saberes acadêmicos com os saberes oriundos de diferentes práticas sociais.
Para além das instituições universitárias, o fórum se articula com escolas, movimentos sociais, ONGs, associações populares e entidades que, de alguma forma, comungam com a utopia de uma sociedade mais justa para todas as pessoas.

Metadado adicionado por Paco Editorial em 27/06/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 27/06/2017
Última alteração: 27/06/2017

Sumário

Parte 1: A educação popular em diferentes espaços e tempos; Algumas ideias de vocação freiriana e alguns princípios para pensar uma educação destinada a formar pessoas para a vida social ao invés de apenas instrumentalizar indivíduos para o mercado; Estudios feministas, arte popular y educación popular; Educação Popular e a contemporaneidade do pensamento de Paulo Freire na educação brasileira; Paulo Freire e Gert Biesta: um diálogo fecundo para refletir sobre a função do(a) educador(a) na perspectiva da Educação Popular; Parte 2: A educação popular em diferentes lugares e movimentos; A educação do campo: conceitos próprios de uma educação incompatível com a educação capitalista; A pedagogia freiriana na formação dos educadores populares; Como fazer um “curso aberto”? Inovações pedagógicas a partir de uma bricolagem com humanos, ciências e rádios livres; Aprendendo com os movimentos sociais populares no Amazonas: educação em movimento; O masculino não inclui o feminino! Linguagem inclusiva em debate; A educação popular em Tefé-AM: o movimento de educação de base (1963-2003); A Teologia da Libertação no processo de formação de lideranças leigas na Prelazia de Tefé-AM; Universidade popular no sistema Paulo Fre; I Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire da Região Norte – lócus que alimenta a prática pedagógica e a militância política.



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.