Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Flexões de gênero
História, sensibilidades e narrativas



Maior, Paulo Souto (Organizador), Leite, Juçara Luzia (Organizador)

História, Estudos de Gênero, Metodologia da História


Sinopse

Nesse momento, em que vemos uma onda conservadora se espalhar pelo país, tendo como um de seus alvos de ataque o que chamam de “ideologia de gênero”, este livro, que o leitor tem em mãos, torna-se um importante acontecimento. Tal onda deixa claro o quanto essa abordagem das questões envolvendo as relações afetivas, sexuais e familiares tem conseguido impactar a cultura e a sociedade brasileiras, ameaçando a reprodução das concepções e relações ditas tradicionais, bem como a reprodução do machismo, da misoginia, do patriarcalismo, da homofobia e da transfobia.
Reunindo exclusivamente trabalhos de historiadores e historiadoras, de diversas universidades e estados brasileiros, ressaltando-se o vigor desse campo de estudos no interior da historiografia brasileira, esse livro chega em muito boa hora, nessa hora decisiva em que os estudos de gênero e a abordagem das relações sociais e sexuais, a partir dessa categoria, sofrem um ataque brutal dos grupos mais conservadores da sociedade brasileira, expressando-se numa intolerância crescente em relação ao tratamento, notadamente no interior das escolas, das questões colocadas e tratadas por esses estudos.

Metadado adicionado por Paco Editorial em 07/07/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 07/07/2017
Última alteração: 07/07/2017

Sumário

Capítulo 1. O feminismo da primeira metade do século XX nas páginas da revista mato-grossense A Violeta; Capítulo 2. “Espelho, espelho meu”: corpo e gênero em Deu a louca na Branca de Neve; Capítulo 3. Memórias “gendradas” nas narrativas de mulheres do Cone Sul; Capítulo 4. “O fenômeno Roberta Close” e a “confusão” do gênero em Fortaleza, Ceará (1980); Capítulo 5. As pedagogias de gêneros como arte e ação de idealizar a mulher honrada; Capítulo 6. Sobre aqueles que (não) sabiam assobiar; Capítulo 7. “Quero uma esposa que só dependa de mim”: representações sobre o corpo feminino; Capítulo 8. Rosas que falam: relatos de idosas e a relação história, saúde e gênero; Capítulo 9. “Mas minha vida não é literatura, não é folhetim [...]”: Cassandra Rios a título de uma breve apresentação; Capítulo 10. Masculinidade: interesse e violência; Capítulo 11. Gênero e história das mulheres na escrita da história escolar; Capítulo 12. O jornal Nós Por Exemplo, os homossexuais e a era da Aids: apontamentos introdutórios; Capítulo 13. Feminismos, História das Mulheres e Gênero – discutindo posições; Capítulo 14. Estilísticas de gênero no corpo escolar: midiatização e culturas jovens; Capítulo 15. Nova História Cultural: possibilidades fecundas de produção historiográfica. Ou, algumas reflexões sobre os estudos de gênero e sexualidade.



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.