Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Áreas naturais protegidas e indicadores socioeconômicos
O desafio da conservação da natureza



Salvio, Geraldo Majela Moraes (Autor)

águas naturais, natureza, engenharia florestal


Sinopse

Áreas Naturais Protegidas (ANP) são importantes no mundo moderno, embora sejam criadas sem critérios claros, sobretudo em esferas estaduais e municipais. Além disso, os fatores que motivam a criação e a distribuição de tais áreas são inconsistentes.
O livro apresenta a evolução dessas ANP no Brasil e, em especial, em Minas Gerais, destacando os principais eventos históricos. Identificam de modo espaço-temporal, as ANP nos municípios e mesorregiões no estado e relaciona a sua existência com indicadores sociais, econômicos e demográficos, como o IDHM, o Índice de Gini Municipal, o PIB, o espaço territorial e a densidade populacional de cada município e mesorregião.
No estudo, avalia-se a influência do ICMS Ecológico na criação das ANP municipais mineiras.
Interessante notar que o estado possui baixa percentagem do seu território protegido, com predomínio das ANP de Uso Sustentável, sobretudo Áreas de Proteção Ambiental. Ressalta-se, na obra, a precária contribuição do ICMS Ecológico na proteção integral, registrando alto grau de vulnerabilidade do sistema de proteção fundamentado em áreas pouco restritivas.

Metadado adicionado por Paco Editorial em 31/03/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 31/03/2017
Última alteração: 31/03/2017

Sumário

Parte 1. A evolução das Áreas Naturais Protegidas no Brasil e em Minas Gerais; Capítulo 1: O surgimento dos primeiros Parques Nacionais (1939); Capítulo 2: De 1940 a 1980 – a primeira expansão das Áreas Naturais Protegidas; Capítulo 3: De 1980 a 1999 – construindo um Sistema Nacional de Áreas Protegidas; Capítulo 4: O SNUC, o status quo e as perspectivas futuras das Áreas Naturais Protegidas no Brasil; Parte 2. Conservação e desenvolvimento: uma convivência possível num mundo de contradições Capítulo 5: A Mata Atlântica: um hotspot ameaçado em Minas Gerais; Capítulo 6: Pagando pela preservação: O ICMS Ecológico no Brasil e em Minas Gerais; Capítulo 7: Desenvolvimento econômico e Áreas Naturais Protegidas; Parte 3. Os métodos; Capítulo 8: Minas Gerais: geografia e aspectos socioeconômicos; Capítulo 9: Indicadores socioeconômicos e estatísticas; Parte 4. Ligando os pontos: quantas são e onde estão as Áreas Naturas Protegidas em Minas Gerais?; Capítulo 10: O total de Áreas Naturais Protegidas mineiras (federais, estaduais e municipais); Capítulo 11: As Áreas Naturais Protegidas municipais em Minas Gerais; Capítulo 12: Áreas Naturais Protegidas Estaduais em Minas Gerais; Capítulo 13: Áreas Naturais Protegidas Federais em Minas Gerais; Capítulo 14: Total de áreas criadas por biomas; Capítulo 15: Análise temporal das ANP em Minas Gerais; Capítulo 16: Relação entre o Índice de Gini, o IDHM e a presença das Áreas Naturais Protegidas; Capítulo 17: Território, demografia, desenvolvimento e Áreas Naturais Protegidas; Capítulo 18: O ICMS Ecológico e as Áreas Protegidas de Minas Gerais; Capítulo 19: Área preservada de Mata Atlântica versus Áreas Naturais Protegidas.



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.