Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Eutanásia, ortotanásia e distanásia
aspectos médicos e jurídicos



Lopes, Antonio Carlos (Autor), Lima, Caroline Alves de Souza (Autor), Santoro, Luciano de Freitas (Autor)

Ética Médica, Bioética e Direito


Sinopse

Eutanásia, Ortotanásia e Distanásia – Aspectos Médicos e Jurídicos, agora em sua 3ª edição, encontra-se atualizada e ampliada. Sua proposta é abordar um dos mais instigantes e polêmicos temas da sociedade atual.
Para fins didáticos, registramos, aqui, a etimologia e o conceito desses vocábulos:
- Eutanásia – gr. eu: boa; thanatos: morte – literalmente, morte boa. É a morte de pacientes intratável e em estado de vida terminal.
Ortotanásia – gr. ortho: direito; thanatos: morte – morte que se dá no paciente intratável e em estado terminal, de modo a privá-lo do sofrimento e da dor. A ortotanásia é, pois, parte da eutanásia.
- Distanásia – gr. dys: mau estado, defeito; thanatos: morte – morte com sofrimento e dor.
Não obstante, ao se falar em morte e sua contrapartida, o direito à vida, o assunto ganha discussão nos mais diversos campos de conhecimento: Medicina, Direito, ética, Religião, Biologia e Psicologia.
O presente livro Eutanásia, Ortotanásia e Distanásia – Aspectos Médicos e Jurídicos, 3ª edição, segue linha de pensamento baseado nos Direitos Humanos, na Bioética e no Estado Democrático de Direitos brasileiro.
O livro apresenta 3 bem definidas seções:
1. A Constituição Federal de 1988, a Proteção dos Direitos Humanos e da Dignidade da pessoa Humana;
2. A Constituição Federal de 1988 e o Direito à Morte Digna: Análise da Eutanásia, da Ortotanásia e da Distanásia
3. Aspecto

Metadado adicionado por Editora Atheneu em 07/12/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9788538805229 (ISBN da Edição anterior)


Metadados adicionados: 07/12/2017
Última alteração: 15/03/2018

Áreas do selo: ArtesHumanidadesLiteratura nacionalReligião / EspiritismoSaúde, esporte e lazerTécnicos

O Grupo Atheneu tem sua raiz na Editora Atheneu, fundada em 1928 – portanto, uma das mais antigas e tradicionais editoras do país. Posteriormente, a elas se incorporaram a Atheneu Editora São Paulo, a Atheneu Cultura e a Atheneu Hispânica, formando conjunto harmonicamente integrado em publicações da Área da Saúde. A razão de sua excelência editorial origina-se da alta qualificação de seu Conselho Editorial – formado por professores e pesquisadores de nossas universidades, a seleção de autores focada no autor nacional e uma sólida e inteligente produção editorial constituída por profissionais graduados em artes gráfico-editoriais. Explica-se, assim, essa excelência, cujo maior efeito é a conquista da posição de liderança nas publicações da Área da Saúde, no cenário editorial brasileiro. Somam-se, aqui, mais de 1.600 títulos nos catálogos das afiliadas do grupo, e mais de 2.500 publicados. Como missão, o Grupo Atheneu plenamente assume sua responsabilidade social: gerando riqueza e trabalho, mas, sobretudo, dentro dos ideais que calorosamente abriga; a geração de conhecimentos; ciência e cultura para estudantes de graduação, docentes e profissionais da Saúde.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.