Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A sociologia de Pierre Bourdieu



Sociologia


Sinopse

Quais as portas de entrada para se pensar a sociedade? Qual o grau de autonomia das Ciências Sociais em relação aos múltiplos condicionantes?
Inquietações como essas atrevessam a obra de Boudieu e direcionam seu olhar crítico e metodológico. Segundo Octávio Ianni, todo intelectual tem um demônio e, sem essa presença obsessiva, seu trabalho seria inócuo. Pois os demônios do pensador francês fazem companhia aos de Weber, Durkheim e Simmel. No entanto, em cada um a forma de tourear os espíritos é original.
As Ciências Sociais são um artesanato e não uma profissão: nelas as qualidades individuais do pesquisador não só são necessárias, mas imprescindíveis. A presente obra mostra um crítico tenaz da visão idílica da sociedade e da arte, e sua análise consiste em desmitificar miragens. Para Bourdieu, o gosto, as formas de falar e de construir ciência, longe de serem atividades puramente individuais, integram campos constituídos por algum poder e são sempre marcadas por um conjunto de elementos sociais nada inocentes.

Metadado adicionado por Editora Olho d'Água em 10/05/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 10/05/2017
Última alteração: 11/05/2017

Autores e Biografia

Ortiz, Renato (Organizador)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.