Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Infância, escola e pobreza
ficção e realidade



Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos (Autor), Bombardi, Érica (Editor), Ribeiro, José Severino (Diagramador), Bombardi, Érica (Capista), Braida, Marília Marcello (Revisor), Marques, Aline (Revisor)

Infância, Educação infantil, pobreza


Sinopse

Partindo da necessidade de caracterizar a infância das crianças pobres do Brasil, para identificar elementos de sua história, tarefa colocada a todos aqueles que trabalham com crianças pobres, este estudo definiu como fonte de investigação contos e romances da literatura brasileira que narram a vida social no início do processo de modernização da sociedade industrial.
Os contos e romances da literatura brasileira trazem dados que contribuem para a compreensão da educação escolarizada no período inicial da industrialização no Brasil. De forma geral, tratam da vida das crianças das famílias de imigrantes e migrantes. O caráter contraditório da expansão do ensino, a discriminação, a escola como instrumento de ascensão social, a relação entre escola e trabalho e o caráter ideológico dos conteúdos escolares são os elementos que se destacam.

Metadado adicionado por Autores Associados em 22/01/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 22/01/2018
Última alteração: 22/01/2018

Sumário

Introdução
Capítulo 1: A Realidade Contada pela Ficção
Capítulo 2: O Novo Mundo do Trabalho
Capítulo 3: A Infância na Família
Capítulo 4: A Infância na Escola
Capítulo 5: A Infância no Trabalho
Conclusão
Referências Bibliográficas
Sobre a autora



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.